Grupo Sansey

Matsuri termina com balanço positivo

Retorno ao Ney Braga, novos espaços e muita integração. 
Este foi o 14º Londrina Matsuri

Depois de três dias de evento, o 14º Londrina Matsuri– Festival da Primavera - encerrou mais uma edição na expectativa da comemoração dos 15 anos do evento, em 2017. A frequência no Parque de Exposições Ney Braga, entre os dias 9 e 11 de setembro, correspondeu às expectativas dos promotores, o Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos, atingindo um de público de 20 mil pessoas.

Um dos integrantes da comissão Londrina Matsuri, Luiz Shiroma disse que o retorno ao Parque Ney Braga contribuiu com o evento, já que o espaço acomoda bem. “Acredito que os comerciantes dos estandes tenham ficado satisfeitos com as vendas, pelo bom público presente. No próximo ano, pretendemos realizar o Matsuri em quatro dias, iniciando na quinta, 7 de setembro e finalizando no domingo, 10.”

A abertura oficial do Matsuri foi no sábado (10) às 19h, com a presença do prefeito Alexandre Lopes Kireeff, do chefe de gabinete George Danielides, do deputado federal Luiz Carlos Hauly, dos vereadores Elza Correia e Roberto Kanashiro, do presidente da SRP, Afrânio Brandão e de representantes dos patrocinadores.

Em seu discurso Kireeff elogiou a organização da feira e lembrou que quando presidente da Sociedade Rural trouxe o Matsuri para o Parque Ney Braga pela primeira vez em 2008. MityShiroma, presidente do Grupo Sansey, falou que a comissão jovem da entidade vem, aos poucos, assumindo a organização do evento. Caroline Anami, representando a ala jovem apresentou as novidades deste ano, como o Espaço Comic e a criação de dois palcos: o Sakurá e o Himawari, instalado dentro do espaço cultural.

Após o cerimonial, o público pode prestigiar o Show de Abertura realizado pelos alunos do Grupo Sansey e convidados especiais dos grupos Wakaba Yosakoi Soran de Curitiba (PR) e Seikyou Seinenkai de Presidente Prudente (SP), com apresentações de Karaokê, Taiko (tambores japoneses) e Yosakoi Soran (dança contemporânea japonesa).

A jornalista e artista plástica Thaís Kato participa do evento há cinco anos como expositora e com oficinas de origami, e aprovou a nova proposta do Espaço Cultural. “Foi muito bom deixar as oficinas concentradas em um só espaço. Os expositores indicavam a arte do outro e assim, tivemos uma integração muito interessante. Além disso, voltar ao Ney Braga foi excelente. É um espaço aberto, ficou muito melhor.”

No Espaço Comic, montado no auditório Milton Alcover, o público jovem teve pela primeira vez uma programação cultural específica para eles, coordenada pelo grupo Banana Atômica. “O espaço foi bastante frequentado e fez sucesso. Tivemos desenhos, palco para performances, o jogo Pokémon Go, K-Pop - dança coreana”, disse um dos coordenadores, Malk The Awaken. Eles também foram responsáveis pelo Concurso Cosplay realizado na sexta (9), à noite, que teve como vencedora Fernanda fantasiada de Harley Quinn.

O Londrina Matsuri também realizou a 9° Mostra do Meio Ambiente, onde no espaço, estudantes de escolas públicas de Londrina apresentaram boas práticas através de trabalhos que tem como objetivo a sustentabilidade e a preservação da natureza. As melhores ideiasforam avaliadas e premiadas no 7º Concurso Melhores Práticas com uma comissão de juradoscomposta por engenheiros ambientais. O Primeiro Lugar ficou para a Escola Municipal Doutor Carlos Costa Branco, com o projeto "Empreendedorismo Sustentável". O Prêmio de Destaque foi para o Centro Municipal de Educação Infantil Aracy Soares dos Santos, com o projeto "Chove chuva, chove sem parar. Chove chuva para a escola economizar".

Domingo movimentado

O domingo (11), o último dia da 14ª edição do Matsuri Londrina movimentou o Parque. O tempo ajudou e os estandes ficaram repletos de compradores. Algumas filas se formaram nos restaurantes para o almoço das famílias. No total, o evento tinha mais de 80 estantes entre gastronômicos, comerciais e culturais.

Raquel Cristina de Camargo, da Divano Semijóias, participa do Matsuri pela segunda vez. “Gostei muito. O ano passado foi melhor. Este ano mesmo com a crise, o movimento esteve bom”. 

Na área gastronômica, os expositores estavam muito satisfeitos. O restaurante Mr. Bentô participou do evento pela primeira vez e para o empresário Eder Kazuo Harada, o retorno foi muito positivo. “Nós abrimos o restaurante há dois meses em Londrina, e nossa estratégia era divulgar o nome. O Londrina Matsuri superou as expectativas nesse aspecto e também nas vendas.”

Apoio para entidades beneficentes

O Centro de Educação Infantil Irmãs de Betânia atende 150 crianças na creche, no contraturno e participa desde a 1ª edição do LondrinaMatsuri com restaurante e o famoso sorvete frito. “Para a entidade é muito importante participar do evento. É um recurso que contamos para a manutenção de todas as atividades anuais”, reforça Elsi Matsumoto Fukumoti, voluntária da entidade.

Balanço positivo

O Sesc, que participa do Londrina Matsuri desde a primeira edição, realizou oficinas circenses para crianças, sobre acrobacia de solo, malabares e equilibrismo nos três dias evento. Alexandre Simioni, gestor do SESC Cadeião ressaltou a participação no evento. “O Sesc tem uma grande preocupação com a criação de repertório cultural para nossas crianças e adolescentes. Nesse sentido, a parceria com o Londrina Matsuri nos aproxima desse público, com a possibilidade de oficinas artísticas. Temos muito orgulho de fazer parte desse evento.”

O Senai Londrina participou do Matsuri pela primeira vez com o “Espaço Tecnológico” e para o coordenador de educação profissional e tecnológica da instituição, Marcelo Strick, a visitação no estande foi bem grande.  “Superou as nossas expectativas. Um público de famílias e jovens interessados na interatividade tecnológica, mas também bastante interessado em educação, produtos que o Senai oferece,  como cursos técnicos e a faculdade. Já estamos pensando em o que levar no próximo Matsuri”, afirmou Strick.

O 14º Londrina Matsuri tem o patrocínio da Unimed Londrina, Rede de Farmácias Drogamais, FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Boulevard Londrina Shopping, Copel, Colégio Maxi, Disfranco - Distribuidora de Bebidas, Midiograf, Sanepar. Apoio: Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Londrina, RPCTV, Rádio Folha FM, Rádio Igapó FM, Rádio Paiquerê AM, Sociedade Rural do Paraná, SESC Fecomércio e Senai