Grupo Sansey

Veja também:

Saga dos Imigrantes Japoneses no Brasil

“Este show é uma homenagem a todos os pais e avós, imigrantes japoneses no Brasil, que fizeram uma bela e comovente história, com exemplo de muita coragem e dedicação ao trabalho, mas também com muito sacrifício e sofrimento.

O sonho de todos os imigrantes era construir um futuro próspero e feliz para seus filhos e netos.

Parabéns mamãe e papai.

Parabéns vovó e vovô.

Vocês conseguiram alcançar o seu objetivo: hoje nós, seus filhos e netos, somos muito felizes, pois temos de tudo: comida, roupas, conforto em nossas casas, escolas, e muito carinho da família. Além de tudo somos reconhecidos e muito respeitados dentro da sociedade brasileira!

E é por isso que dedicamos este show especialmente a vocês."

 

O show musical "A saga dos Imigrantes Japoneses no Brasil" é uma produção do Grupo Sansey, concebido inicialmente para o encerramento do Simpósio de Jovens Nikkeis do Paraná, em 6 de junho de 1998, que fazia parte das comemorações oficiais dos festejos comemorativos dos 90 anos da imigração japonesa do nosso país promovida pela Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná e Liga Desportiva Cultural Paranaense. A montagem do show contou com a participação ativa de todos os jovens do Grupo Sansey que, através de conversas com seus pais e avós, colheram preciosos depoimentos e materiais sobre o árduo caminho trilhados por eles, desde os seus primeiros anos da colonização japonesa no Brasil até os dias atuais.

"A Saga dos Imigrantes Japoneses no Brasil" é uma síntese musical que revela a epopéia dos nossos pais e avós que, com muita coragem e sofrimento, dedicação e trabalho, legaram para todos nós uma juventude estudiosa e saudável. O show desenvolve-se entre narrativas dos momentos mais significativos da história da imigração japonesa no Brasil, iniciando-se na viagem do Kasato-Maru trazendo a primeira leva dos imigrantes japoneses ao Brasil. Em seguida, vem a época da colonização japonesa no Brasil que coincide com a eclosão da Segunda Guerra Mundial e se estende até o período de pós-guerra.

Em seguida, focaliza-se a contribuição dos imigrantes e seus descendentes no processo de enriquecimento da cultura brasileira, através preservação e da difusão da arte e da cultura japonesa na comunidade brasileira. São abordados, ainda, temas relevantes como a solidariedade nikkei com seus irmãos japoneses da cidade de Kobe, após o trágico terremoto ocorrido naquela cidade, em janeiro de 95, e o atual e significativo fenômeno dekassegui.

Para que não se perca no tempo esse musical belíssimo e carregado de muita emoção, foi realizado um projeto com o objetivo de documenta-lo num vídeo e disponibilizá-lo para comunidade, em geral, através de entidades, brasileiras e japonesas, vinculadas à cultura nipo-brasileira. Com a consultoria de Tizuka Yamazaki, consagrada cineasta nikkei, diretora do filme Gaijin - Caminhos da Liberdade e Gaijin II – Ama-me Como Sou, a filmagem da "A Saga dos Imigrantes Japoneses no Brasil", resultou em um produto de muita beleza e alta qualidade, que enriqueceu o acervo da História da Imigração.