Grupo Sansey

Testemunhos e Mensagens

NEDSON MICHELETI - Prefeito de Londrina (dezembro/2004)

“Londrina está em festa com a realização do 20º. Kinka Concert, que comemora os 20 anos da Mity Escola de Karaokê e reafirma a importância do trabalho desenvolvido pelo Grupo Sansey Cultural e Beneficente.

Este evento, ao qual temos a oportunidade de assistir às belas apresentações dos alunos da escola, é mais um momento de consolidação da importante contribuição da comunidade Nikkei para a cultura da nossa cidade, que neste ano completa 70 anos de trabalho, conquistas e sucesso.

A administração municipal se faz presente no Kinka Concert por meio da Sercomtel, demonstrando o nosso apoio a este importante evento, aglutinador da comunidade nipo-brasileira da cidade.

Parabenizo cada participante e todos os organizadores dessa importante festa musical, integrada ao calendário artístico e cultural da nossa cidade. Que todos os anos, o londrinense possa ter o privilégio de

acompanhar os frutos desse trabalho, que traz a marca expressiva da integração cultural de nossos povos.

Um forte Abraço!”

 

JOÃO BATISTA REZENDE - Presidente da Sercomtel (dezembro/2004)

 “No ano em que a Mity Escola de Karaokê completa 20 anos rendo aqui minha admiração e respeito pelo trabalho, força de vontade e obstinação com que esta entidade tem se dedicado na promoção do intercâmbio cultural entre Brasil e Japão.

A solidez do grupo é uma prova que fortes traços da imigração japonesa estão presentes em nossa cultura e que suas tradições encontram-se firmemente arraigadas no Brasil, sendo altamente valorizadas.

Uma parte sólida da cultura que os imigrantes japoneses trouxeram pode ser apreciada todo mês de dezembro quando a Escola Mity e o Grupo Sansey nos brindam com o Kinka Concert, um espetáculo musical sempre aguardado com muita expectativa.

O Kinka Concert dá a oportunidade para o público entender um pouco dos sonhos, artes e costumes que os imigrantes trouxeram para o Brasil. Testemunhando a integração nos hábitos nacionais, o Kinka Concert é uma festa para todos e agrada os mais diversos povos que formam a comunidade de Londrina.”

 

LUIZ NISHIMORI, presidente da Liga Desportiva e Cultural Paranaense - 1998

 "A Saga dos Imigrantes Japoneses no Brasil", trabalhando com os nossos sentimentos, emociona todas as gerações. Proporciona aos nossos pais e avós imigrantes momentos inesquecíveis de gratidão e, aos jovens filhos, lições de coragem e dedicação.

 

TAKUMI SHIMADA, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná - 1998

“O Grupo Sansey, que goza hoje de muita reputação na comunidade nipo-brasileira, apresentou com muito sucesso o show musical da imigração japonesa no Brasil, nas festividades do IMIN 90. Em pouco mais de 60 minutos, o Grupo relatou a saga heróica dos nossos imigrantes, proporcionando um momento inesquecível e de muita emoção para a platéia.

O Grupo Sansey, através da música e da dança, vem contribuindo de maneira efetiva na difusão da cultura japonesa na nossa comunidade brasileira. E, além disso, com um forte espírito altruísta, e sempre com muita alegria, o grupo realiza shows beneficentes em asilos e hospitais.

Apesar da falta de disponibilidade de tempo dos seus integrantes, que na maioria são estudantes, essa dedicação à cultura japonesa é alicerçada numa dose alta de força de vontade. E é por isso que, como presidente da Aliança, não me canso de agradecer esses jovens. E esse agradecimento é duplo quando se trata do show "A Saga dos Imigrantes Japoneses no Brasil", onde esses jovens fazem reverência aos seus ancestrais, valorizando o passado de toda a comunidade nikkei.”

 

GEORGE HIRAIWA, Coordenador Geral do Simpósio e presidente da ACIL - Associação Comercial e Industrial de Londrina - 1998

Foi muito feliz a concepção do show "A Saga dos Imigrantes Japoneses no Brasil" pelo Grupo Sansey.

Numa mixagem de narração e música, a história dos nossos pais e avós é reconstruída com muita beleza e emoção. O aplauso de mais de 1.400 jovens de pé, no final do show, fechou com chave de ouro o 1º Simpósio de Jovens Nikkeis do Paraná.

 

ROBERTO KANASHIRO, vereador de Londrina - 1998

Com o show musical "A Saga dos Imigrantes Japoneses no Brasil", os nossos jovens nikkeis escreveram uma das páginas mais emocionante da história da imigração japonesa no Brasil. Parabéns a nossa juventude nikkei!

 

ISSAMU SUZUKI, presidente da Associação Cultural e Esportiva de Londrina - 1998

“"A Saga dos Imigrantes Japoneses no Brasil", produzida com os ingredientes talento e gratidão, é uma história emocionante e inesquecível dos nossos pais e avós aqui no Brasil. Em nome de ACEL, parabenizo o Grupo Sansey pela feliz e excelente iniciativa.”

 

DOMINGOS MIASHIRO, presidente da Associação Cultural e Esportiva de Bandeirantes - 1998

“Quando um nikkei se destaca em qualquer área aqui no Brasil, é motivo de imenso orgulho e satisfação para nós, também nikkeis. E tais sentimentos se redobram quando se trata do Grupo Sansey.

É grande a nossa admiração pelos talentos artísticos dos componentes desse grupo, tanto pelo seu desempenho quanto pelos seus objetivos caritativos e filantrópicos, bem como o de formação dos jovens a que se propõem e os põem em prática. E, ainda, passando-nos a evolução da saga dos imigrantes japoneses que aqui se radicaram, prestam-lhes homenagens como os fazem valoriza-los cada vez mais a ambas as partes.

Assim, só temos que lhes agradecer pelo belíssimo e louvável trabalho e dar-lhes todo o nosso apoio em todas as suas lutas e seus sonhos.

Que Deus os abençoe e os ilumine sempre!”

 

FRANCISCO ROBERTO PEREIRA - Presidente da Sercomtel S.A. Telecomunicações - 2002

 “O Kinka Concert é sempre aguardado com muita expectativa. O evento que coroa o trabalho anual do Grupo Sansey nos dá oportunidade de refletir sobre como a música pode ser um instrumento de união de todos os povos.

Este ano, o tema principal do Kinka nos faz pensar sobre a importância de se cultivar o sonho e ter esperança. São eles que ajudam a vencer os obstáculos e barreiras vividas na existência humanas.

É a capacidade de sonhar que dá sentido à vida do homem. Sabemos que toda grande realização começa com um sonho particular. Quando os milhões de sonhos pessoais tornam-se um sonho coletivo, o impossível pode vir a se tornar possível.

Para nós, da Sercomtel, é uma grande satisfação apoiar mais uma vez o Grupo Sansey. Parabenizamos pelo trabalho que realiza e que colabora para difundir a riqueza cultural dos diversos povos que formam a comunidade de Londrina.”

 

ALDO MATSUMOTO - Presidente da Associação de Pais e Alunos - 2002

“Nos bastidores dos nossos Kinkas, dois olhos e ouvidos atentos, com uma respeitável experiência artística e um aguçado senso crítico, acompanham o entra e sai dos cantores, músicos e dançarinos do palco. É a presença discreta da professora Toshiko Okuda que, mais uma vez, desloca-se do Japão para participar da produção artística do Kinka.

Com sua larga experiência de vida e um coração magnânimo voltado para a filantropia, a professora Okuda, há quinze anos, com atitude e atos resolutos, vem dando lições extremamente importantes para a formação de todos nós, especialmente aos jovens do Grupo Sansey, sobre filantropia, altruísmo, solidariedade, desprendimento e força de vontade.

Hoje, a idéia de filantropia é marcante na conduta do Grupo Sansey, tendo inclusive agregado no seu nome a palavra "... e Beneficente", numa alusão clara que segue o caminho da filantropia indicado pela professora Okuda.

Parabéns e obrigado professora Okuda por estes 15 anos de trabalho. A sementinha de filantropia que plantou no coração de cada um de nós germinou, cresceu e frutificou. E, com certeza, o seu sonho de 15 anos foi concretizado.

... e Sonho é o tema do Kinka Concert 2002 !

Um feliz Natal e um próspero Ano Novo a nossa grande família formada pelo Grupo Sansey, Mity Escola de Karaokê e Associação de Pais e Alunos, e aos patrocinadores, colaboradores e simpatizantes!”

 

BERNARDO PELLEGRINI - Secretário da Cultura 2002

 “Marcada pela afluência de quase 40 etnias, nossa cidade é uma síntese das mais variadas culturas. Ingleses, alemães, arábes, africanos, italianos, japoneses, além dos importantes fluxos migratórios de paulistas, mineiros e nordestinos, contribuíram para erigir no sertão do norte do Paraná um novo tipo de Brasil.

Nesse processo, a preservação das diversas matizes culturais, ao lado de uma intensa troca de experiências de vida, permitiu-nos construir um cenário cultural singular.

É neste ambiente que o Grupo Sansey realiza a XVIII edição do Kinka Concert, demonstrando a qualidade de seu trabalho pela cultura londrinense, formando músicos capacitados, cujas atividades resultaram na revelação de muitos talentos.

Feliz a cidade que pode contar com cidadãos preocupados e empenhados nessa fascinante tarefa: preservar e distribuir riquezas da cultura de povos de todos os continentes.”