Grupo Sansey

Londrina Matsuri 2022 movimentou mais de dois milhões de reais

Durante três dias, a festa da primavera mostrou um “pedacinho” do Japão e levou mais de 25 mil pessoas ao Parque Ney Braga, em Londrina

A 18ª edição do Londrina Matsuri (LM) chegou ao fim no último domingo (11) levando um público de mais de 25 mil pessoas ao Parque Governador Ney Braga. Realizado entre 9 e 11 de setembro, o evento foi uma verdadeira vitrine da cultura oriental, com três dias de muita música, dança, arte, diversão, tecnologia, encontros e gastronomia.

O Londrina Matsuri 2022 teve uma movimentação econômica de dois milhões e meio de reais, gerando mais de 700 empregos diretos, sendo que toda a infraestrutura para a realização do evento, com contratações, locações, montagem, entre outros girou em torno de R$ 350 mil reais. O evento reuniu cerca de 2.500 voluntários contabilizando equipes de trabalho, grupos artísticos, entidades, entre outros. O LM, distribuído em uma área de 30 mil metros quadrados no Ney Braga, comercializou em tempo recorde 150 espaços.

“Desde a última edição do Londrina Matsuri, em setembro de 2019, são quase três anos sem evento, então a expectativa era grande por parte do nosso público para esse reencontro. As famílias vieram em peso e puderam passear e se divertir com toda segurança no Ney Braga. O Londrina Matsuri foi um sucesso, algo que nos proporcionou muita satisfação, em realizar uma linda festa, e ter podido gerar oportunidades de negócios. A pandemia obrigou muita gente a se reinventar e o nosso evento trouxe muitos desses empreendedores, que puderam comercializar os seus produtos”, comenta Luiz Shiroma, um dos organizadores do evento.

Um pedacinho do Japão

O Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente sem fins lucrativos, é o promotor do Londrina Matsuri. A cerimônia oficial de abertura ocorreu no sábado à noite (10), no palco Sakura e contou com a presença do Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada; do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; do presidente da Câmara, vereador Jairo Tamura; do padre Emanuel José de Paula, da Paróquia Pessoal Nipo-brasileira; do presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El Kadre, além de outras autoridades, parceiros do evento, patrocinadores e entidades.

A presidente do Grupo Sansey, Mity Shiroma em seu discurso de boas vindas disse que o Londrina Matsuri integra as culturas, une gerações e oferece a comunidade nipo-brasileira a experiência de se vivenciar um pouco da cultura dos pais, avós e imigrantes. O Cônsul Geral do Japão, Hamada comentou sobre as parcerias entre a prefeitura de Londrina e o Japão, sobre a força e a importância que os eventos e exposições da cultura japonesa representam no norte do Estado e a gratidão pelos 114 anos da imigração.

A presença de jovens apreciadores da cultura pop oriental no Londrina Matsuri vem ganhando corpo nos últimos anos e nesta edição foi grande a participação. Os espaços voltados a este segmento e a tecnologia - Animeland; Matsuri Game e Nikkei Deai; espaço Sekai no Pop - tornaram-se ponto de encontro dessa moçada, que se reuniu para jogar, dançar, cantar, brincar e discutir assuntos do dia-a-dia e da tradicional cultura oriental. Destaque para os dois shows do beatboxer e multivocalista, Reatmo – atração internacional - no palco Sakura, no sábado (10) e domingo (11) à noite.

O Londrina Matsuri contou com mais de 50 atrações culturais, apresentando um “pedacinho do Japão”. O público pode usufruir de uma praça gastronômica diversificada, espaço para pets, apresentações de grupos locais e regionais das artes orientais, oficinas, workshops, feiras e exposições. Instituições de pesquisa e ensino e o voluntariado também se fizeram presentes com atividades educativas e beneficentes, um dos propósitos do evento: Grupo Sansey, Paróquia Pessoal Nipo-Brasileira, Economia Solidária, Grupos da juventude, IDR –PR / Feira do morango e pitaya, entre outros.

Concurso Ambiental

Já é tradição a organização do Londrina Matsuri, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, incentivar a participação de estudantes das escolas municipais de Londrina em concurso com tema voltado às melhores práticas ambientais.

No final do último dia do evento, foi realizada a premiação dos finalistas do 11º Concurso Meio Ambiente - Melhores Práticas. O 1º lugar foi para a E.M. Maestro Roberto Pereira Panico (projeto “Gerar-ação para o Meio Ambiente. Reaproveitamento de Resíduos Orgânicos por meio da Compostagem”), o 2º lugar para CMEI Clélia Regina G. de Almeida Zotelli (projeto “Horta Escolar – Semeando Sustentabilidade”) e na 3ª posição ficou a E.M. Hélvio Esteves (projeto “Horta Sustentável”).

As escolas participaram também da 13ª Mostra do Meio Ambiente- Melhores Práticas expondo os trabalhos em espaço durante o Londrina Matsuri. Foram destaques: em Consciência Ambiental a Sala de Recursos para Altas Habilidades, projeto “Todos Contra o Lixo” e em Harmonização de Ambiente Escolar, a E.M. Anita Garibaldi, projeto “Lixo que Encanta”.

Assinatura: Londrina Matsuri 2022
Realização: Grupo Sansey.
Patrocínio: Unimed Londrina; Boulevard Shopping Londrina; Sakura; Rede de Farmácias Drogamais; Grupo Midiograf; Suco Prati`s; Copel, Cooperativa Integrada; Itaipava; Rossetto Seguros; Prefeitura do Município de Londrina-Secretaria da Cultura/Promic.
Apoio: Governo do Estado do Paraná; Sociedade Rural do Paraná; Flamingo Design e Comunicação; Sistema Fiep-Senai; Hotel Galli; Fecomércio/PR-Sesc-Senac; St. James International School; Ponto Rural; Semegrão; Sonkey; Avos Urbanismo; Nissin.

Serviço de Imprensa Londrina Matsuri: Alea/Doc
Andrea Monclar – 9.9101.1080 / Emilia Miyazaki – 9.9951.1900